Funcionamento

O LABRINCA funciona regularmente no período matutino (das 08h00 às 12h00) e vespertino (das 13h00 às 18h00).
O atendimento aos alunos do CA acontece no período regular de aula e/ou no período oposto, articulado com as atividades realizadas no contra turno.
Cada grupo de alunos permanece um tempo relativo a uma ou duas aulas de 45 minutos. Para conhecer os horários disponíveis e das turmas clique aqui.

Rituais cotidianos dos grupos

A cada visita das turmas, os alunos são convidados a sentarem-se no tapete para uma conversa inicial. Neste momento, acontece a “roda dos combinados”, na qual as regras e combinados de uso comum da brinquedoteca são construídos e lembrados coletivamente. Isso serve como um meio de manter uma boa convivência dentro do Labrinca e de estabelecer limites que garantam o respeito ao outro e ao espaço.

Por volta de 10 minutos antes de acabar o tempo de permanência no Labrinca, as crianças são chamadas para organizar o espaço e participar da “roda das experiências”, na qual elas dividem com o grupo do quê e com quem brincaram, assim como suas impressões sobre suas experiências.

Visitas externas de grupos ou individuais 

Nos momentos em que o Labrinca não está ocupado com visitas de turmas da escola regularmente programadas, o espaço fica disponível para receber alunos e grupos do contra turno do próprio CA e de outras escolas, assim como visitas individuais de toda a comunidade.