Produções acadêmicas

GASPAR, Débora da Rocha; PETERS, Leila Lira; MARTINS, Silvia Maria. UMA EXPERIÊNCIA DE NARRATIVA DE JOGO EM 3D: IMAGINÁRIA, REAL E VIRTUAL . In. A criança e o brincar nos tempos e espaços da escola / Luciane Maria Schlindwein, Ilana Laterman, Leila Peters (Organizadoras). – Florianópolis : NUP, 2017. p 137-156.

PETERS, Leila lira -Ponto para Justina! Toca aqui! Aê Jú! Vamos lá!”: mediação, emoção e produção de sentidos numa brinquedoteca escolar . In. A criança e o brincar nos tempos e espaços da escola / Luciane Maria Schlindwein, Ilana Laterman, Leila Peters (Organizadoras). Florianópolis : NUP, 2017. p 157-174.

PETERS, Leila lira -Ponto para Justina! Toca aqui! Aê Jú! Vamos lá!”: mediação, emoção e produção de sentidos numa brinquedoteca escolar . In: Revista Sobretudo, Florianópolis, v. 8, n.1, p. 20-38, out. 2017.

JOENCK, Amanda; PADILHA, Maria Eduarda Rodrigues; PETERS, Leila Lira. Aprender com jogos eletrônicos: uma experiência no LABRINCA. In: Anais do VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2016, Criciúma.

PETERS, Leila lira; LOUREIRO, Carla Cristiane; BORDOVICZ, Kathyanni Layla. Jogos eletrônicos no LABRINCA: processo de inserção para além da(s) apreensões. In: IX SICEA Seminario de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação, 2015, Juiz de Fora. IX Sicea Textos Completos, 2015. v. I. p. 1456-1467.

PETERS, Leila Lira; JUNG, Luiza Copetti; MOURA, Michelle Rocha de. A cultura lúdica de jogos eletrônicos e brinquedoteca escolar: diagnóstico inicial e reflexões não conclusivas sobre possibilidades de educar In: ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro de. Brincar, amar e viver. São Paulo: Storbem Gráfica e Editora, 2014. Cap. 2. p. 73-102.

PETERS, Leila lira. Roda vem para cá… roda, vem brincar: contribuições de uma brinquedoteca escolar na formação de crianças do 1° ano do Ensino Fundamental do CA-UFSC. In: Maria de Fátima Sabino Dias; Maria Inês Probst Lucena; Marise da Silveira, Nara Caetano Rodrigues; Vera Lucia Bazzo. (Org.). História das Instituições Escolares, Memória Educacional e Formação de Professores. I ed. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2014, v. 1, p. 150-166.

PETERS, Leila lira. Jouer pourquoi ? L’école c’est pour apprendre ! Etude de cas d’une ludothèque dans le contexte scolaire. 1. ed. Sarrebruck – Alemanha: ÉDITIONS UNIVERSITAIRES EUROPÉENNES, 2012. v. 100. 444p

GASPAR, Débora da Rocha; PETERS, Leila lira; COSTA, F. C. B. ; MARTINS, S. M. . Criando Videogames na Escola. In: Videojogos 2012, 2013, Lisboa. Videojogos 2012 – 5 Conferência Anual em Ciência e Arte dos Videojogos: Jogar, Jogo e Sociedade.. Lisboa: Faculdade de Ciências Humanas/Universidade Católica Portuguesa, 2012. p. 51-60.

PETERS, Leila lira; MELO, Cristiane Ker de. Brinquedoteca na Universidade: As contribuições do Labrinca para a formação de educadores. In: II Congresso Internacional de Formação profissional no campo de Educação Física e VI Seminário de estudos e pesquisas em formação profissional no campo da Educação Física: Construção da identidade profissional em Educação Física: da Formação à Intervenção, 2012, Florianópolis. Anais do II Congresso Internacional de Formação profissional no campo de Educação Física e VI Seminário de estudos e pesquisas em formação profissional no campo da Educação Física: Construção da identidade profissional em Educação Física: da Formação, Florianópolis, 2012. p. 844-851.

PETERS, Leila lira.; VAZ, A. F. ; LOSSO, C. D.  Identidade cultural e infância em uma experiência curricular integrada a partir do resgate das brincadeiras açorianas. In: Fabio Machado Pinto; Alexandre Fernandez Vaz; Deborah Thomé Sayão. (Org.). Educação do corpo em ambientes educacionais: práticas de ensino e de pesquisa em Educação Física. I ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2011, v. , p. 11-192.

PETERS, Leila lira; ZANELLA, Andréa Vieira . Das imagens de crianças as crianças imaginadas: considerações sobre a infância a partir de imagens de obras de arte. In: Zanella, Andréa Vieira; Kátia Maheirie. (Org.). DIÁLOGOS EM PSICOLOGIA SOCIAL E ARTE. 1ed.Curitiba: CRV, 2010, v. 1, p. 185-196.

PACHECO, F.P.; PETERS, Leila lira; BRZEZINSKI, Paulo Roberto ; CORD, Denise. . A criança protagonista na construção de brinquedos com sucata e material reciclavel no espaço do Labrinca. Extensio (Florianópolis), v. 6, p. 1-16, 2009.

PETERS, Leila lira; BROUGERE, G. ; ZANELLA, Andréa Vieira  Do Boi-de-mamão ao Yu-Gi-Oh! As transformações na cultura lúdica entre duas gerações de uma comunidade do Canto da Lagoa, Florianópolis, Brasil In: I Congresso Internacional em Estudos da Criança, 2008, Braga. Infâncias possiveis, mundos reais, 2008. p. 1-15.

PETERS, Leila Lira. Atividades em pequenos grupos na Educação Física: jogos de significações. Revista de Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p.503-512, dez. 2006.

PETERS, Leila lira; COSTA, F. C. B.  Um jogo de parcerias entre Educação Física e Arte nas brincadeiras da cultura açoriana  In: Maria Hermínia Lage Fernandes. (Org.). Conversas de escola. Florianópolis: UFSC, 2005, v. I, p. 67-81.

PETERS, Leila lira; MELO, Cristiane Ker de; GONÇALVES, Marise Matos ; BRITO, Samuel Alves de ; BASÍLIO, Rodrigo ; OLIVEIRA, Ligia Mathias de ; FONTANA, Lívia Maria ; SÁ, Denise Westphal ; MACHADO, Caroline . Labrinca – relato e reflexões sobre um projeto interdisciplinar. In: XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003, Caxambu. 25 anos de história: o percurso do CBCE na Educação Física Brasileira, 2003.

MATTOS, Elson; FACHIN, Gleisy Regina Bories; PETERS, Leila lira; Informatização do acervo de brinquedos e jogos infantis do Laboratório de brinquedos (LABRINCA) do Colégio de Aplicação, do Centro de Ciências de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. In: XIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 2003, Natal. XIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias – Anais 2004, 2003.

PETERS, Leila lira; ZANELLA, Andréa Vieira. Videografia e análise microgenética como ferramentas para ésquisa em Educação Física escolarIn: Alexandre Fernandez Vaz; Déborah Thomé Sayão; Fábio Machado Pinto. (Org.). Educação do corpo e formação de professores: reflexões sobre a Prática de Ensino de Educação Física. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002, v. , p. 65-84.

PETERS, Leila Lira. A mudança de significação do caráter do jogo em escolares: da perspectiva individualista para a coletiva  Contrapontos: Revista de Educação da Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, v. 2, n. 1, p.97-108, out. 2001.

PETERS, L. L.; WIGGERS, I. D. . Teoria e prática no cotidiano da educação fisica escolar: um estudo de caso. In: Giovani de Lorenzi Pires; Júlio César Schmitt Rocha. (Org.). Produzindo conhecimento na relação universidade-escola. Florianópolis: NEPEF, 1997, v. , p. 27-31.

LIMA, R. P. E. ; PETERS, L. L. . Esporte e ideologia um estudo sobre os reprodutores da ideologia no esporte em Florianópolis. In: Congresso Sul-Brasileiro de Educação Física e VI Congresso Catarinense de Educação Física, 1993, Concórdia. Anais. Concórdia: FBAPEF/APEF-SC/APEF-Concórdia, 1993. p. 36.